quinta-feira, 9 de maio de 2013

BOLÍVIA: Dirigentes da Coica se reúnem para discutir impactos da IIRSA

A Coica realizou, em Santa Cruz, um encontro sobre os impactos da IIRSA (Iniciativa para a Integração Regional Sul- Americana). O evento contou com a presença de representantes das nove organizações nacionais dos indígenas na Pan Amazônia. Eles denunciaram, em documento, que estes projetos gerarão uma "economia de negócios para fora" e a dependência dos povos nativos a nível político, social, econômico e ambiental.


O encontro aconteceu na cidade de Santa Cruz, na Amazônia boliviana, durante os dias 1 e 2 de abril.

Amparados mecanismos jurídicos internacionais, como a Convenção 169 de Genebra e a Declaração das Nações Unidas sobre os Povos Indígenas, eles afirmam que as empresas proponentes não estão respeitando o direito à consulta prévia e consentida dos povos que habitam as zonas de abrangência destes projetos.

Especialmente, enfatizam que os impulsores de muitos destes projetos, como o BNDES e o BID, vão em direção contrária aos anseios destes povos, na medida em que interferem nas políticas públicas governamentais, favorecendo ditas empresas e desqualificando as demandas do setor indígena.

Outro tema citado e consensuado entre o grupo diz respeito ao direito à integridade territorial, por parte dos povos autônomos em isolamento voluntário.

Eles reivindicam, ainda, a formalizaçao de duas datas comemorativas da agenda indígena.

Uma é o dia 5 de junho, em comemoração à resistência indígena no Peru contra a privatização de seus territórios, protagonizada em Bágua.

A outra é o dia 25 de setembro, em memória à  luta dos indígenas que vivem dentro e no entorno do TIPNIS (Território Indígena y Parque Nacional Isiboro Sécure), na Bolívia, palco de um enfrentamento que gerou uma crise no governo de Evo Morales, e um incidente diplomático com o Brasil por causa da suspensão das atividades da Odebretch, empresa encarregada de construir a polêmica estrada que corta esta unidade de conservação na selva boliviana.

Com informaçoes de Servindi


Organizaciones afiliadas a la COICA:


BOLIVIA: Confederación de Pueblos Indígenas de Bolivia, CIDOB.
BRASIL: Coordinadora de las Organizaciones Indígenas de la Amazonía Brasileña, COIAB.
COLOMBIA: Organización de los Pueblos Indígenas de la Amazonía Colombiana, OPIAC.
ECUADOR: Confederación de las Nacionalidades de la Amazonía Ecuatoriana, CONFENIAE.
GUYANA FRANCESA: Federación de Organizaciones Autóctonas de Guyana Francesa, FOAG.
GUYANA: Asociación de Pueblos Amerindios de Guyana, APA .
PERÚ: Asociación Interétnica de Desarrollo de la Selva Peruana, AIDESEP.
SURINAM: Organización Indígenas de Surinam, OIS.
VENEZUELA: Organización Regional de Pueblos Indígenas del Amazonas, ORPIA.